água de qualidade na produção

Analise de água no processo produtivo

A água é um dos insumos mais utilizados na indústria como um todo e nos processos produtivos em geral, seja como matéria prima de produção ou como utilidades (resfriamento, limpeza da planta, dentre outras utilizações). Tal insumo é de extrema importância para manutenção da qualidade do produto final e garantia de satisfação do cliente final a ser atingido. Um exemplo de grande valia é a água de processo utilizada para a produção de cerveja e derivados. cerca de 90% da cerveja é composta de água, sendo este um insumo chave para a produção deste componente tão consumido nos dias atuais. Para garantia de qualidade da cerveja devem-se atender parâmetros específicos de potabilidade, bem como controlar alguns componentes como cloro e sais dissolvidos, no intuito de não interferir na qualidade final do produto (sabor da cerveja).

A utilização da água no processo produtivo é de tal importância que não deve ser interrompida sob, praticamente, nenhuma circunstância, devido a isso, a utilização de águas fora do padrão de qualidade para a respectiva aplicação, implica na redução da qualidade do produto, baixo valor agregado desse no mercado e redução do consumo do produto no mercado, gerando, por consequência, uma  redução na receita total da empresa. Alguns componentes que podem tornar a água imprópria para uso em processos é a presença de bactérias, coliformes, sais dissolvidos, águas que apresentam alta dureza (presença expressiva de cálcio e magnésio, principalmente), dentre outros fatores a serem estudados a depender da fonte da água utilizada e o destino desta. 

Além da água em processos produtivos, ela está também presente em nosso dia a dia, seja consumindo-a ou utilizando-a em atividades domésticas. Por isso faz-se necessário ter um controle da qualidade de água para que problemas de saúde não venham a acontecer. Tal controle pode ser realizado por análises químicas, físicas e biológicas periódicas e de acordo com as normas vigentes da ANVISA, levando em consideração a origem da água e o destino que esta apresenta no processo produtivo ou no seu consumo diário. Tudo isso no intuito de manter o padrão de qualidade e, se necessário, implementar um sistema próprio de tratamento de água para adequar o recurso disponível e garantir a qualidade da mesma.